Assim como nós, os cachorros têm dentes de leite, que caem e dão lugar aos permanentes. Ambos precisam de cuidados para que a saúde bucal seja mantida.
Cachorro tem dente de leite e, assim como em todas as fases da vida, é importante nos atentarmos aos cuidados bucais do pet para que o crescimento dos novos dentes ocorra de forma saudável e sem problemas. Portanto, leia nosso post e confira todas as dicas para o seu filhote!

Cachorro tem dente de leite?
Assim como nós, cachorro tem dente de leite. Chamados de dentes decíduos, eles são brancos e pontiagudos, e começam a surgir por volta da segunda e terceira semana de vida do filhote, que é quando eles são desmamados de maneira gradual e passam a comer alimentos sólidos.
Por volta dos quatro a seis meses chega a fase de muda, que é quando esses 28 dentes de leite caem, dando lugar a 42 dentes permanentes, que devem ser higienizados diariamente para manter a saúde bucal do pet.
Dentição canina: entenda como o cachorro troca de dente
A fase de muda – que é como é chamado o processo de troca dos dentes de leite do cachorro – é algo natural, sendo que em muitos casos, pode passar despercebida pelos tutores.
A troca dos dentes decíduos começa por volta dos três meses e pode ocorrer até os sete meses. O processo é gradual e cada dentinho é substituído um por vez, conforme a ordem:
- Incisivos: entre três e quatro meses de idade;
- Caninos: entre três e quatro meses de idade;
- Pré-molares: entre quatro e cinco meses de idade;
- Molares: entre quatro e cinco meses de idade.
Os dentes, geralmente, são ingeridos junto com os alimentos na hora da refeição, mas também é possível encontrar presos em brinquedos ou no chão da casa. Fato é: não é necessário que o tutor se preocupe em arrancar.
Dente de cachorro cai com quantos meses?
Passado o período de nascimento dos dentes decíduos, chega o momento da queda. Assim como nós, o dente de leite do cachorro também cai, e isso ocorre entre três e seis meses de idade, dando lugar aos dentes permanentes.
Não fique preocupado se você nunca notar essa troca, geralmente os cães acabam engolindo os dentes de leite – o que não é prejudicial para a saúde.

O que fazer quando o dente do cachorro cai?
Não há com o que o tutor se preocupar durante a fase de muda dos dentes do cachorro, já que é algo natural. Porém, é indicado acompanhar como está a troca e o crescimento, pois caso ocorra uma dentição dupla – quando um dente de leite não cai – é necessário que haja uma intervenção médica-veterinária.
Caso o seu cachorro seja adulto, já tenha passado pela fase de muda e você note que o dente dele caiu, também é preciso que seja feita uma consulta com um médico-veterinário para que a origem dessa queda seja descoberta, pois em muitos casos, pode se tratar de um problema de saúde.
Sintomas de dente nascendo em cachorro
O processo de troca dos dentes pode ser bem sutil, mas ainda é possível perceber alguns sinais se o tutor se atentar. A fase de muda provoca um certo incômodo nos cães, como dor, apatia, coceira e, em alguns casos, sangramento.
Por isso, quando você notar que o seu filhote está mordendo vários brinquedos, móveis e utensílios domésticos, esse pode ser um claro sinal de que ele está na fase de troca dos dentinhos de leite, pois ao morder objetos, ele alivia a coceira da gengiva.
Mas atenção, pois esse comportamento destrutivo não é exclusivo da fase de muda. Alguns cães destroem objetos por tédio e solidão, por isso, se atente em todo o contexto.
O que fazer se o dente de leite do cachorro não caiu?
Em alguns casos, pode ocorrer do dente de leite do cachorro não cair, o que pode ocasionar em uma dentição dupla. Isso ocorre principalmente nos caninos inferiores e superiores.
Algumas raças de pequeno porte, como o Yorkshire, Pinscher, Maltes e Poodle, podem sofrer de dentição dupla nos dentes incisivos, quadro popularmente conhecido como “dentes de tubarão”.
A dentição dupla não é nada saudável para os pets, já que pode acarretar em acúmulo de placas bacterianas (tártaro), mau hálito e também no desvio de mordedura. Por isso, é indicado que se faça a extração desses dentes decíduos se não caírem até o primeiro ano do pet.

Cachorro perde os dentes?
É natural que os cães filhotes percam os dentes de leite ao chegarem na fase de muda, que começa por volta dos três meses. Porém, perder os dentes permanentes não é normal e pode indicar algum problema de saúde, como a doença periodontal.
Quando não é normal?
A única fase da vida em que é normal cães perderem os dentes, é quando são filhotes. Na fase adulta ou sênior, isso não é normal! A perda pode acontecer em diversas situações: às vezes o pet pode mastigar algo muito duro ou sofrer algum trauma e/ou acidente que afete diretamente sua boca.
O motivo mais comum para o cachorro adulto ou idoso perder os dentes é pela doença periodontal, que nada mais é do que o acúmulo de bactérias no local e, posteriormente, a união delas que geram placas bacterianas ou o famoso “tártaro”.
Quando isso acontece, é preciso que o cachorro seja levado para uma consulta com um médico-veterinário, que irá analisar as condições para remoção das placas bacterianas por meio de um procedimento anestesiado.
Se o quadro da doença periodontal estiver muito avançado, é possível que o profissional indique a retirada dos dentes mais danificados.
Como evitar a doença periodontal?
Os cuidados com os dentes dos pets precisam ser iguais aos que temos com os nossos. Manter uma rotina de escovação é fundamental para evitar a doença periodontal. Alguns petiscos e brinquedos também ajudam a combater a formação das placas.
Lembrando que quando essas placas estão nos dentes, não há escovação que retire. Além disso, a doença periodontal possui fases e uma delas pode acometer o coração dos cães, em que as bactérias migram para lá por meio do sistema circulatório.
Sempre busque auxílio do médico-veterinário para te orientar sobre a melhor maneira para lidar com essa enfermidade e lembre-se: a prevenção é a melhor saída!

Existe dentista para cachorro?
A área de saúde animal conta com diversas especialidades, sendo uma delas a odontologia. Por isso, sim, existe dentista para cachorro. Os profissionais são capacitados para atender diversas demandas, desde atendimentos para análise de casos até a realização de procedimentos cirúrgicos.
O dentista para cachorro é o profissional ideal para analisar casos de dentição dupla, doença periodontal, dor e queda de dente e muitos mais. Esse especialista também é indicado para ajudar os tutores nos cuidados do dia a dia, oferecendo orientações e consultas preventivas.
